![]() |
| Lucas Moreira (E) e Matheus Souza treinando por suas equipes. Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem |
Por Eduardo Donida (edonida@jc.com.br)
Três pernambucanos estão confirmados na seleção brasileira sub-15 de basquete que se apresenta no dia 13 de abril, no centro de treinamentos da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), em São Sebastião do Paraíso (MG). Os jogadores Matheus Sousa (Motivo/Olímpia) e Lucas Moreira (Sport), disputarão com outros 23 meninos uma vaga entre os 12 que serão convocados para o Sul-Americano de Maldonado, no Uruguai, entre 14 e 19 de maio. Quem já está confirmado na competição é o treinador rubro negro, Carlos Romero, que fará sua segunda participação como integrante da comissão técnica nacional.
“No ano passado, ficamos com a prata, perdendo a final para a Argentina por apenas três pontos. O Brasil é uma das maiores forças da América do Sul e não pode ir com outro objetivo que não seja o título”, contou o comandante rubro-negro, lembrando que os três primeiros colocados garantem vaga para a Copa América de 2013.
Dentro de quadra, os meninos pernambucanos também são destaque. Lucas, ala-pivô, chama logo a atenção pela altura: 1,95m, aos 15 anos. O tamanho, no entanto, não é sua maior virtude.
“Ele é um jogador muito ofensivo, uma máquina de fazer pontos. Em termos de fundamentos, é muito bom, joga fácil, lê bem o jogo e é muito esforçado”, contou o Carlos Oliveira, treinador do Motivo e que já comandou o o jogador em outras oportunidades. “Se tudo ocorrer dentro do normal, certamente ele estará entre os 12 convocados. Para se ter uma ideia, nas Olimpíadas Escolares de 2011, Lucas teve uma média de 43,5 pontos por partida”, completou Carlos Romero, atual técnico do garoto.
| Carlos Romero, do Sport, integrará comissão técnica da seleção sub-15. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem |
No currículo, o atleta soma, entre outras conquistas, duas convocações para a seleção pernambucana e os troféus de melhor pivô do Sul-Americano de Clubes de 2010 e 2011. Nessa última ele ainda foi o cestinha do torneio.
“Já fui convocado para a seleção no ano passado e cheguei a treinar, mas torci o pé e tive que abandonar a equipe. Claro que agora dá um friozinho na barriga, mas a vida é assim, temos que encarar, e quero botar para quebrar lá”, contou o jogador.
O outro representante do Estado é o ala-armador Matheus, de 1,83m. “Ele é muito agressivo, marca muito bem e também chama a atenção pelo vigor físico”, comentou o treinador do garoto, Carlos Oliveira.








