quinta-feira, 29 de março de 2012

Conheça os pernambucanos na seleção brasileira sub-15

Lucas Moreira (E) e Matheus Souza treinando por suas equipes. Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem


Por Eduardo Donida (edonida@jc.com.br)

Três pernambucanos estão confirmados na seleção brasileira sub-15 de basquete que se apresenta no dia 13 de abril, no centro de treinamentos da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), em São Sebastião do Paraíso (MG). Os jogadores Matheus Sousa (Motivo/Olímpia) e Lucas Moreira (Sport), disputarão com outros 23 meninos uma vaga entre os 12 que serão convocados para o Sul-Americano de Maldonado, no Uruguai, entre 14 e 19 de maio. Quem já está confirmado na competição é o treinador rubro negro, Carlos Romero, que fará sua segunda participação como integrante da comissão técnica nacional.

“No ano passado, ficamos com a prata, perdendo a final para a Argentina por apenas três pontos. O Brasil é uma das maiores forças da América do Sul e não pode ir com outro objetivo que não seja o título”, contou o comandante rubro-negro, lembrando que os três primeiros colocados garantem vaga para a Copa América de 2013.

Dentro de quadra, os meninos pernambucanos também são destaque. Lucas, ala-pivô, chama logo a atenção pela altura: 1,95m, aos 15 anos. O tamanho, no entanto, não é sua maior virtude.

“Ele é um jogador muito ofensivo, uma máquina de fazer pontos. Em termos de fundamentos, é muito bom, joga fácil, lê bem o jogo e é muito esforçado”, contou o Carlos Oliveira, treinador do Motivo e que já comandou o o jogador em outras oportunidades. “Se tudo ocorrer dentro do normal, certamente ele estará entre os 12 convocados. Para se ter uma ideia, nas Olimpíadas Escolares de 2011, Lucas teve uma média de 43,5 pontos por partida”, completou Carlos Romero, atual técnico do garoto.

Carlos Romero, do Sport, integrará comissão técnica da seleção sub-15. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
No currículo, o atleta soma, entre outras conquistas, duas convocações para a seleção pernambucana e os troféus de melhor pivô do Sul-Americano de Clubes de 2010 e 2011. Nessa última ele ainda foi o cestinha do torneio.

“Já fui convocado para a seleção no ano passado e cheguei a treinar, mas torci o pé e tive que abandonar a equipe. Claro que agora dá um friozinho na barriga, mas a vida é assim, temos que encarar, e quero botar para quebrar lá”, contou o jogador.

O outro representante do Estado é o ala-armador Matheus, de 1,83m. “Ele é muito agressivo, marca muito bem e também chama a atenção pelo vigor físico”, comentou o treinador do garoto, Carlos Oliveira. 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Sport e Fase em ritmo de preparação

Pernambuco terá dois representantes na primeira fase da Copa Brasil Região Nordeste de Basquete Adulto Masculino. Sport e Fase (Faculdade Santa Emília) disputarão de sexta até domingo uma vaga na Super Copa Brasil da modalidade, que será realizada de 7 a 12 de maio e contará com oito equipes das cinco regiões, classificadas em suas respectivas regionais da seguinte forma: Sudeste (3), Sul (2), Norte (1), Nordeste (1) e Centro-Oeste (1). Ao todo, 11 times nordestinos brigam pela única vaga da região.

As 11 agremiações do Nordeste estão divididas em dois grupos, um com sede em Maceió/AL e o outro em Natal/RN. A Fase está no Grupo A, ao lado do São Domingos/AL e Liga Alagoinha/PMA/BA. A estreia da Fase será na sexta, às 14h, diante do Liga Alagoinha. No Grupo B, ao lado do Sport, estão Aliança Socorrense/SE, IDESE/Pavilhão do Basquete/AL e Academia TBJ/BA. Os rubro-negros estreiam contra Academia TBJ, também na sexta, às 17h. No sistema de disputa, todos jogam contra todos e o que somar mais pontos sagra-se campeão do grupo.

O campeão de cada chave regional estará classificado para a fase final da Copa Brasil Região Nordeste, que será realizada no Recife entre os dias 13 e 15 de abril. O torneio nacional credencia o primeiro e o segundo lugar da Super Copa Brasil a pleitear uma vaga para a próxima temporada do NBB, desde que atendam todos os requisitos exigidos pela Liga Nacional de Basquete (LNB). O campeão também garante vaga para uma competição sul-americana.


Fonte - Folha de Pernambuco

terça-feira, 27 de março de 2012

Copa Brasil - Nordeste terá doze times

Time da basquete da FASE
Rio de Janeiro - A Copa Brasil - Região Nordeste contará com doze times de sete estados diferentes, dividas em dois grupos. Com oito equipes, os confrontos do grupo '1' serão realizados do dia 30 de março a 1º de abril, no pavilhão do basquete, em Maceió (AL). Já o grupo '2', composto por quatro clubes fará a etapa classificatória, no período de 30 de março a 1º de abril em Natal (RN), e a fase final de 13 a 15 de abril, em Recife (PE). 

As equipes que brigarão pelo título da Copa Nordeste e a única vaga na Super Copa Brasil são: Liga de Alagoinhas/PMA e Academia TBJ/Liga Bonfinense, da Bahia; Associação Esportiva e Cultural - CBT, do Ceará; São Domingos e Pavilhão do basquete/IDESE, de Alagoas; AABB/Natal do Rio Grande do Norte; AABB-JP/Lúmen/Corpore e Esporte Clube Cabo Branco, da Paraíba; Sport Clube do Recife e Fase/Santa Emília, do Pernambuco; e Aliança Socorrense e Vital Crabs, do Sergipe. 

O técnico da Liga de Alagoinhas, o professor Jair Chaves, destacou a boa preparação da equipe baiana, e afirmou que a expectativa do grupo é muito positiva para as disputas. “A expectativa para esta competição é muito boa, já que no último ano a equipe não participou das seletivas. Os atletas estão muito motivados e se preparando desde o ano passado, além disso, confio muito no grupo", disse Jair Chaves.

No comando do time pernambucano Santa Emília está a técnica Mônica Maria dos Anjos. Segundo a técnica uma das armas do grupo é a preparação física. "Estamos fazendo uma boa preparação física, porque são meninos jovens em formação. Tivemos um resultado muito bom no ano passado e esperamos que este ano seja melhor ainda. Estamos todos bastante motivados para as disputas", comentou Mônica dos Anjos.

Os times da Liga de Alagoinhas (BA) e Santa Emília (PE) farão a partida de estreia do grupo '1', no dia 30 de março, às 14h (horário de Brasília), no pavilhão do basquete, em Maceió (AL).

"Apesar de não terem muitas informações sobre os adversários, acredito no sucesso da equipe. Sabemos que o primeiro jogo é importantíssimo e o grupo está bastante unido e focado no objetivo, que é a vaga na Super Copa Brasil", concluiu o comandante baiano, Jair Chaves.

"Conheço alguns atletas da Bahia e sabemos que as equipes baianas são bastante fortes e privilegiados fisicamente. Não sei como estão esse ano para os jogos, mas o Santa Emília vai buscar a melhor classificação possível e esperamos surpreender os adversários", explicou a técnica pernambucana Mônica.

Na sequência entram em quadra o time alagoano São Domingos contra os sergipanos do Vital Crabs. No comando do São Domingos está Gabriel José Pereira Costa, que falou da expectativa e da preparação do grupo. São Domingos, jogando em casa, enfrenta os visitantes do Sergipe às 16h. “Nossa expectativa é fazer um trabalho melhor do que o ano passado. Os jogadores estão bastante focados, apesar das dificuldades que enfrentamos. Vamos intensificar os treinos e dar o melhor para conseguir um bom resultado e quem sabe até o título", finalizou o alagoano Gabriel Costa.

COPAS BRASIL
As Copas serão organizadas pelas federações participantes, com o apoio da CBB e estão abertas a todos os clubes interessados, que devem se inscrever em seus estados. São cinco competições regionais, divididas da seguinte forma:

Copa Brasil Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
Copa Brasil Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Copa Brasil Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima.
Copa Brasil Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Copa Brasil Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

SUPER COPA
A Super Copa, que será realizada de 7 a 12 de maio de 2012, contará com oito equipes das cinco regiões, classificadas em suas respectivas regionais da seguinte forma: Sudeste (3), Sul (2), Norte (1), Nordeste (1) e Centro-Oeste (1). O clube que vencer a Super Copa garante vaga para uma competição sul-americana. Os dois primeiros colocados terão direito de pleitear uma vaga para a próxima temporada do NBB, desde que atendam todos os requisitos exigidos pela Liga Nacional de Basquete (LNB).

Fonte

sexta-feira, 23 de março de 2012

Confirmada a Clínica Técnica de Preparação Física


O ténico da Seleção Brasileira Sub-18, André Germano, confirmou clínica técnica de preparação física entre os dias 27 e 29 de abril. Maiores informações, em breve.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Carlos Nunes no Diário de Pernambuco

O presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Carlos Nunes, também deu entrevista ao Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação na América Latina. Confira o print da matéria abaixo:


Carlos Nunes no LeiaJá

O presidente da CBB, Carlos Nunes, ministrou ontem, no Auditório da Federação Pernambucana de Futebol  uma palestra abordando os principais temas de basquete no Estado. Uma entrevista e a cobertura completa do evento saiu no portal online LeiaJá. Abaixo confira os prints da matéria. Os links das respectivas matérias estão abaixo das imagens de cada uma.



quarta-feira, 21 de março de 2012

Entrevista com Carlos Nunes no Blog do Torcedor

O reporter Breno Pires, um dos editores do Blog do Torcedor, juntamente com Marcelo Cavalcante,  entrevistou ontem à tarde o presidente da CBB, Carlos Nunes. A matéria rendeu tanto para o impresso como para o online. Além de um vídeo com o presidente, a matéria que saiu no impresso também foi redigida no blog. Além de falar da polêmica nas convocações de Leandrinho, Nenê e Iziane para as Olimpíadas de Londres, o presidente falou da preparação das seleções masculina e feminina para Londres

Para conferir a matéria do blog, clique aqui.  

Carlos Nunes é destaque no Jornal do Commercio

Após visita concretizada ao Recife, o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Nunes, ganhou destaque no caderno de esporte em um dos jornais mais conceituados de Pernambuco. O Jornal do Commercio publicou hoje a entrevista com o presidente, realizada ontem à tarde na redação do Sistema Jornal de Commercio de Comunicação. A matéria destaca a polêmica no caso da convocação de LeandrinhoNenê e Iziane para as Olimpíadas de Londres.


segunda-feira, 19 de março de 2012

PRESIDENTE DA CBB ABRE OFICIALMENTE A TEMPORADA 2012 EM PERNAMBUCO


     O presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Carlos Nunes, estará no Recife para abrir oficialmente a temporada 2012. Ele irá ministrar uma palestra nesta quarta-feira, 21 de março com o tema "O atual momento do basquete brasileiro e as perspectivas para o futuro".

        O evento contará também com uma mesa redonda que debaterá o basquete pernambucano, e será composta por Luis Morais, Presidente da Federação Pernambucana de Basketball, Ademir Felix da Silva, Secretário Executivo de Esportes do Governo do Estado e Nilton Agra, 1º presidente da Federação de Basquete no estado.

    Para o Presidente Luiz Morais, a vinda de Carlos Nunes para prestigiar a abertura da temporada do basquete pernambucano reflete o atual momento que vive o momento no estado. "Estamos colhendo os frutos de um trabalho sério, realizado junto aos clubes e com a participação de todos. Carlos Nunes atendeu um convite nosso e virá para abrilhantar a o início de mais uma temporada."

   O evento acontecerá no auditório da Federação Pernambucana de Futebol, as 19hs. A entrada é franca.

terça-feira, 13 de março de 2012

MAGIC PAULA COMPLETOU 50 ANOS NESTE DOMINGO

No dia 11 de março de 1962, nascia na pacata cidade de Osvaldo Cruz, no Interior de São Paulo, a mais ilustre filha. Era Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, do basquete, claro. Por 26 anos, a filha do Seu Beto e Dona Ilda, brilhou nas quadras, em clubes e por 21 anos na Seleção Brasileira. E ao lado da rainha Hortência, popularizou o basquete feminino no País. Ao completar 50 anos neste domingo (11), com 12 anos de ausência nas quadras - a última temporada como jogadora foi em 2000 no BCN/Osasco, ela continua um ídolo do esporte. Hoje Magic Paula é comentarista da TV Record e dirigindo o Instituto Passe de Mágica, responsável pela gestão dos projetos do Programa Petrobras Esporte e Cidadania e Esporte de Rendimento junto ao Ministério dos Esportes.

Enquanto defendeu a Seleção Brasileira, Paula foi um exemplo de dedicação, amor e responsabilidade. Por mais de 21 anos, ao lado de Hortência e Cia, fez parte de um grupo que levantou o basquete feminino no País. Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, foi em 1977 para disputar o Campeonato Sul-Americano, onde perdeu a final para a equipe peruana. Sua última participação na Seleção que foi o Mundial de 1998, um ótimo quarto lugar na Alemanha. Em partidas oficiais, Paula é a jogadora que mais atuou pela Seleção Brasileira, com 150 partidas, sendo a segunda maior pontuadora - a primeira foi Hortência -, com 2.537 mil pontos, com uma média de 16,9 pontos por partida.

Nos quase 22 anos na Seleção Brasileira, Magic Paula bateu também o recorde de ser a única jogadora a disputar até agora seis mundiais e seis Sul-Americanos (ganhou cinco).

"Tive a sorte de participar de uma boa geração que apanhou muito. Sofreu muitas derrotas, mas quando criou maturidade, obteve resultados importantes", afirma.

Passes mágicos, velocidade e uma precisão incrível nos arremessos de três pontos, Magic Paula se notabiliou também pela garra. Foi sem dúvida alguma uma das maiores responsáveis pela conquista da medalha de ouro no Pan de Cuba, em 1991, com a vitória do Brasil sobre Cuba (97 a 76) sob olhares de Fidel Castro. Depois, em 1994, ajudou a Seleção Brasileira a conquistar o título inédito de campeã mundial na Austrália. Dois anos depois, medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta. Encerrou a carreira na Seleção em 1998, no Mundial da Alemanha, quando por pequenos detalhes, a equipe deixou escapar uma medalha.