quinta-feira, 3 de maio de 2012

Brasileiro Sub-17 Feminino 2ª Divisão: 1ª Rodada

Brasília / DF - Nesta quarta-feira (2), no ginásio do Clube Vizinhança, em Brasília (DF), as seleções estaduais de Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Minas Gerais estrearam com vitória no Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino - 2ª Divisão. 

Na rodada de abertura as seleções de Maranhão e Goiás abriram as disputas do Brasileiro. A equipe de Goiás, comandada por Sheila Borges, foi superior durante toda a partida e saiu com a primeira vitória com o placar final de 78 a 46. No primeiro tempo de jogo, as goianas marcaram exatamente o dobro de pontos (38 a 19). No terceiro período a equipe do Maranhão reagiu e chegou a anotar 17 a 18, mas nos últimos 10 minutos de jogo o time de Goiás mostrou tudo (22 a 10) e conquistou a vitória na estreia. 

A pivô de Goiás, Gessiane Araújo, de 16 anos, foi a estrela da partida com um duplo-duplo (25 pontos e 28 rebotes), somando 46 pontos de eficiência. Outro destaque goiano foi Susan Cortes com 24 pontos, quatro rebotes, cinco recuperações de bola e duas assistências. Pela seleção maranhense, a pivô Letícia Xavier anotou um duplo-duplo (16 pontos e 10 rebotes), além de recuperar quatro bolas. Na administração da partida estava o trio de arbitragem formado por Fábio Lopes (RN), Marilucia Silva (AL) e Cleidmar Ferreira (DF).

Na segunda partida do dia, a equipe do Rio Grande do Norte superou as rondonienses por um ponto de vantagem, 40 a 39. Em uma partida com muitas surpresas, o time de Rondônia que vinha a frente do marcador foi superado no último período (5-9, 8-15, 10-5, 17-10). A cestinha foi a pivô rondoniense, Marleide Ferreira, de 15 anos, com 14 pontos e seis rebotes defensivos, além de três recuperações e três assistências. A pivô norteriograndense, Iasmin Alana Oliveira, de 16 anos, anotou 11 pontos, seis rebotes defensivos e quatro recuperações de bola. O trio de árbitros foi formado por Fabiano Huber (GO), Leonardo Antônio (MA) e Paula Belian (PE).

Na sequência, as pernambucanas entraram em quadra e em uma partida nivelada e venceram as alagoanas. O time do técnico Roberto Dornelas finalizou o primeiro período atrás do marcador (14 a 18), mas no segundo quarto apertou a marcação e abriu vantagem de dois pontos finalizando a partida por 57 a 49 (27 a 22). As cestinhas da partida foram a ala/armadora pernambucana Pamella Clericuzzi, com 17 pontos, três recuperações de bola e uma assistência; além da ala alagoana Kalynne Manuella que também anotou 17 pontos, quatro rebotes e quatro recuperações de bola. Outro destaque na seleção do Pernambuco foi a ala/armadora Suelen Karine, 15 anos, que anotou 16 pontos e oito rebotes. A partida foi arbitrada pelos oficiais Christian Santos (RO), Leonardo Antônio (MA) e Gregório Lelis (MG).

Fechando a rodada, a seleção de Minas Gerais venceu a equipe da Capital Federal, donos da casa, por 75 a 48 (20 a 32). O time mineiro,comandado pelo técnico Rogério Santana, liderou o placar durante os quatro períodos (11-18, 9-14, 13-20 e 15-23). A armadora mineira Maria Isabella, 16 anos, foi a cestinha da partida com o duplo-duplo (24 pontos e 10 rebotes). A ala/pivô Andreza Cecilia também se destacou pela seleção de Minas, ao anotar um duplo-duplo (18 pontos e 16 rebotes). Já pelas donas da casa, a jogadora com mais pontos anotados foi a ala/armadora Caroline Gomes, com 14 pontos e sete rebotes. A ala/pivô do time da casa, Letícia Isabella Lopes converteu 12 pontos e 12 rebotes, resultando em um duplo-duplo.

Entram em quadra nesta quinta-feira (3), as seleções de Goiás x Pernambuco (14h); Minas Gerais x Rio Grande do Norte (16h); Alagoas x Maranhão (18h); e Rondônia x Distrito Federal (20h).

Nesta sexta-feira (4), desembarca em Brasília (DF) a técnica da seleção brasileira Sub-17 Feminina, Janeth Arcain, que estará presente até o fim do Brasileiro Sub-17 Feminino - 2ª Divisão.

Forma de Disputa

As oito seleções foram dividas em dois grupos de quatro. As equipes jogam entre si dentro de suas respectivas chaves. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a fase semifinal e os vencedores disputam o título. Os três primeiros classificados sobem para a primeira divisão e os três últimos colocados descem para a terceira divisão do Brasileiro sub-17, em 2013.

Veja a tabela completa do Brasileiro TABELA.

0 comentários:

Postar um comentário