segunda-feira, 30 de julho de 2012

Brasil derrota Austrália no retorno do basquete masculino aos Jogos Olímpicos


A Seleção Brasileira masculina de basquete venceu no retorno após 16 anos de ausência dos Jogos Olímpicos. Em uma partida nervosa, na qual a equipe chegou a irritar o técnico Ruben Magnano pelo acúmulo de erros, a equipe nacional venceu a Austrália por 75 a 71 e começou bem a caminhada em busca de uma vaga à próxima fase do Grupo B. O armador Marcelinho Huertas, atleta mais elogiado do País pelos adversários, terminou como o grande destaque com 15 pontos e 10 assistências.
Embalado pela vitória na estreia olímpica, a Seleção comandada pelo técnico argentino retorna à quadra na próxima terça-feira, quando terá pela frente a equipe da Grã-Bretanha, justamente a dona da casa. Já a Austrália buscará se reabilitar no torneio olímpico diante Espanha, atual vice-campeã olímpica e séria candidata ao ouro.

Apontado pelos adversários como um dos favoritos a brigar pela medalha de ouro - como declarou o espanhol Pau Gasol -, o Brasil assustou no início de confronto diante da Austrália. A equipe comandada pelo argentino Ruben Magnano encontrou uma defesa forte e não apresentou a mesma consistência ofensiva dos últimos amistosos. Com Marcelinho Huertas muito marcado e Leandrinho precipitado ofensivamente, o time sofreu e viu o rival comandar o primeiro quarto de jogo.

Praticamente anulado por Patrick Mills durante o primeiro quarto, Huertas se soltou aos poucos no confronto. A melhora do armador resultou no crescimento do Brasil no jogo. Com Nenê saindo do banco e controlando bem o garrafão (tanto ofensivamente quanto defensivamente), a equipe reagiu e conseguiu terminar a primeira etapa de jogo em vantagem: 36 a 35.

A atuação instável da primeira etapa ficou nos vestiários, pelo menos nos primeiros minutos do terceiro quarto. A irritação demonstrada por Ruben Magnano nos erros bobos cometidos (muitos deles por conta da correria e falta de paciência ofensiva) refletiu em um Brasil maduro. A defesa forte e o jogo coletivo voltaram, e o time abriu 16 a 4 rapidamente.

Contudo, antes do final do terceiro quarto, a Austrália cresceu novamente na partida. Ajudada pelo acúmulo de erros ofensivos do Brasil no setor ofensivo, a equipe oceânica assinalou oito pontos consecutivos e voltou a incomodar, transformando o desenho de uma tranquila vitória brasileira para um jogo equilibrado até o fim.

No último quarto, o Brasil, que chegou a liderar por dez pontos de diferença no período final, por pouco não deixou a vitória escapar. A marcação forte desapareceu, e a Austrália passou a converter seguidas cestas de três pontos. No final, quando a vantagem do time de Magnano era de apenas dois pontos, Marcelinho Huertas converteu dois lances livres e garantiu a vitória por 75 a 71. Bom retorno do País à modalidade depois de 16 anos fora.

Postado em Jornal do Brasil

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Time FASE ganha jogo contra Athletes in Action




Na noite da última terça-feira, 25 de agosto, a equipe de basquete da FASE Faculdade disputou uma partida contra os jogadores norte-americanos do Athletes in Action, na quadra do Colégio Santa Emília. Em um jogo equilibrado e acirrado do início ao fim, com disputas de bolas e contra ataques rápidos, cada lance foi decisivo para o placar final que culminou na vitória do time FASE por 69 x 68. 


                                   
O projeto norte-americano Athletes in Action, tem como proposta a prática do esporte integrada com a responsabilidade social, buscando a troca de experiências através de oficinas de treinamento, que incluem também trabalhos com crianças. Os jogadores do Athletes in Action são estudantes universitários de várias partes dos Estados Unidos, que foram convocados pelos técnicos Terry Field e John Green.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Sub13 do SPORT garante medalha de bronze no 16º Sul Americano


No último dia 21 de julho a equipe do SPORT sub 13 conseguiu obter a terceira posição no 16º campeonato sul americano de clubes que aconteceu em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.
A campanha do time campanha foi quase impecável, dos 8 jogos disputados, obtiveram 7 vitórias, perdendo apenas o jogo que tirou a possibilidade de lutar pelo título (contra o Nosso Clube de Limeira – SP).

O Sport saiu na chave D, onde obteve os resultados:
Sport 58 x 40 San Lorenzo - PAR
Sport 51 x 43 Nosso Clube Limeira - SP
Sport 55 x 43 Praia clube de Uberlândia - MG 

Com estes resultados, classificou-se para a CHAVE F, composta por: 1ºB (Grêmio Náutico União RS), 1ºD (SPORT), 2ºA (Olympico Catalão MG) e 2ºC (Fluminense RJ). Os resultados foram:
Sport 46 x 30 Fluminense - RJ
Sport 40 x 27 Grêmio Náutico União - RS
Sport 37 x 23 Olympico Catalão - MG

O time saiu em 1º do Grupo F, cruzando com o 2º do Grupo E (Nosso Clube de Limeira)
Sport 23 x 36 Nosso Clube de Limeira - SP 

Na Disputa do Bronze voltou a enfrentar o Fluminense e obteve a vitória com o placar de
Sport 33 x 27 Fluminense RJ, garantindo a medalha de bronze.

Club Deportivo de Puerto Sajonia, do Paraguai, levou a melhor na final contra o Nosso Clube Limeira, em partida decidida na prorrogação. No tempo normal, terminou empatado em 42 a 42. No período extra, o Sajonia levou a melhor. Placar final 49 a 46.

Além da terceira posição no torneio sul americano que contava com 17 equipes do Brasil, Argentina e Paraguai, o Sport ficou a frente de clubes tradicionais no basquete brasileiro como Pinheiros, Paulistano, Minas Tênis Clube, Fluminense, Uberlândia, Cestinha RS, União RS, Municipal RJ, entre outros. 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O maestro brasileiro


Comentário da Cestinha JC desta sexta-feira (20), publicado no Jornal do Commercio.

Já escrevi sobre o time titular da seleção brasileira masculina de basquete, mas não dei os créditos ao maestro. Não é exagero dizer que, atualmente, a equipe principal é “Marcelinho Huertas e mais quatro”. Contra os Estados Unidos, no amistoso da última segunda-feira (16), Huertas mostrou seu potencial contra os principais defensores do mundo.

Sua habilidade foi comentada por todos os que assistiram ao duelo e elogiada por muitos americanos, incluindo jornalistas especializados. Aos 29 anos, ele vive seu auge. Especulou-se sua ida para a NBA e aí entra o dilema: vale a pena abrir mão do seu contrato milionário com o Barcelona e o prestígio de ser uma referência em sua posição na Europa para tentar a sorte na liga americana?

Indo para a NBA, Huertas seria um forasteiro que, apesar da moral no Velho Continente, teria muito a provar. Tiago Splitter é um exemplo. De melhor pivô da Europa para o banco e poucos minutos em quadra no San Antonio Spurs. Entram em cena muitos fatores – no caso de Tiago, seu time tem uma estrela em sua posição (Tim Duncan) e um técnico enjoado (Gregg Popovich).

Nesta balança NBA x Europa, não há muito peso para Huertas tentar a primeira opção. A não ser que fosse pelo desafio. E eu gostaria que ele arriscasse. Vamos esperar para ver.

Postado por Elias Roma Neto no blog Cestinha JC

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Seleção Pernambucana Sub15 Masculina inicia treinamento para o Campeonato Brasileiro



A Seleção Pernambucana Sub15 Masculina iniciou, após a apresentação dia 27 de junho, o período de treinamento diário visando o Campeonato Brasileiro da categoria, que será realizado em Anápolis (GO) no período de 12 a 18 de agosto.

Com o comando do técnico, o prof. Guilherme Negreiros, e o assistente, prof. Carlos Romero, os treinamentos contam com a participação de 17 atletas, mas apenas 12 irão viajar para a competição.

Destaque do time é o atleta Lucas Leonardo Alves Moreira que integrou a seleção brasileira sub 15 e participou da fase de preparação do 25º Campeonato Sul-Americano da categoria disputado nas cidades de San Carlos e Maldonado, no Uruguai, em maio deste ano.



quarta-feira, 18 de julho de 2012

Um pouco de Brasil x EUA em Pernambuco


Para quem acompanhou o jogaço entre Brasil e Estados Unidos e quer vivenciar pouco disso em Pernambuco, é só ficar ligado na programação do projeto de intercâmbio Atletas em Ação. Durante esta semana e no começo da próxima, atletas universitários norte-americanos enfrentarão equipes do Estado, em evento organizado pelo Portal Basquete Pernambuco.

Veja abaixo as datas de jogos e clínicas, começando já na tarde desta terça-feira (17). Ontem, houve partida contra BFC, em Carpina:

17/07 - TER – Jogo contra o Nosso Clube, às 19h30, no Colégio Lubienska/Recanto.
Clínica para as escolinhas e adolescentes do Nosso Clube Social das 16h30 às 18h30.

18/07 – QUA – Jogo contra a UNICAP, às 19h, no Círculo Militar.
19/07 – QUI – Folga.
20/07 – SEX – Jogo contra o Náutico, às 19h30, no Clube Náutico.
Clínica para as escolinhas e adolescentes do Náutico das 16h30 às 18h30.

21/07 – SAB – Clínica para os técnicos das 14h às 16h, na Faculdade Maurício de Nassau.
Jogo contra a seleção da 2ª divisão do PE, às 16h30.

22/07 – DOM – Clínica para os técnicos das 9h30 às 11h, na Faculdade Maurício de Nassau.
Jogo contra a seleção da 1ª divisão do PE, às 11h30.

23/07 – SEG – Jogo contra o Sport / Fac. Maurício de Nassau, às 18h, na Nassau.
Clínica para as escolinhas e adolescentes do Sport das 15h às 17h.

24/07 – TER – Jogo contra a FASE, às 19h30, no Colégio Santa Emília.
Clínica para as escolinhas e adolescentes do Colégio Sta. Emília das 16h30 às 18h30.


Confira abaixo a lista de atletas norte-americanos:
Atleta / Universidade
Casey Kegley / Concordia University
Jaxon Justice / Trine University
Luke Norville / Benedictne University
Taylor Hinkelman / Vanguard University
Andrew Smith / Elgin, IL Community College
Maxx Naakwaasah / Centennary  College (LA)
Ryan Peters / UC San Diego
Garry McKingth / Mars Hill College (NC)
Will Evans / Ashland University
Nate Wells / Bradley University

Postado por Elias Roma Neto no blog Cestinha JC

terça-feira, 17 de julho de 2012

Brasil perde diante do 'Dream Team', mas saldo é positivo


Por Eduardo Donida (edonida@jc.com.br)


Foto Colin Foster 
É possível sonhar alto nas Olimpíadas. Pelo menos essa foi a impressão que a seleção brasileira masculina de basquete deixou após o amistoso contra o “Dream Team” norte-americano, liderado pelos astros da NBA Kobe Bryant, LeBron James, Chris Paul e Kevin Durant. Sob olhares atentos do presidente Barack Obama, sua mulher e filha, o resultado, como esperado, foi uma derrota do elenco nacional: 80×69. Mas foi a postura do Brasil e o equilíbrio entre as equipes o que mais chamou a atenção em quadra.

O Brasil começou a partida com Marcelinho Huertas, Leandrinho, Tiago Splitter, Alex e Nenê. Impondo seu ritmo de jogo, não demorou para abrir dez pontos de vantagem, com o placar em 17×7, forçando o treinador adversário a pedir o primeiro tempo técnico do confronto, a pedido da torcida local. A diferença no placar se manteria até o final do primeiro quarto, encerrado com vitória brasileira por 27×17.

No segundo, apagão total na equipe brasileira. Os Estados Unidos apertaram a marcação, sufocaram, pontuaram 20 vezes sofreram apenas cinco pontos. O resultado foi invertido, e os norte-americanos terminaram o quarto à frente: 37×32.

O ritmo intenso dos adversários foi parado na última etapa do duelo. Superiores por apenas três pontos nos dois quartos restantes (22×19 e 21×18), os favoritos ao ouro olímpico em Londres apenas mantiveram a vantagem no placar e fecharam o jogo em 80×69.

O destaque da partida foi o norte-americano LeBron James, jogador mais valioso (MVP, em inglês) e campeão da última temporada da NBA, pelo Miami Heat, que marcou 30 pontos e ainda somou seis rebotes e duas assistências. Pelo lado brasileiro, Marcelinho Huertas (11 pontos e 13 assistências) e Anderson Varejão (12 pontos e 13 rebotes), ambos com um duplo duplo, foram os principais em quadra.

“Foi um jogo muito bom, corpo a corpo, truncado. Mas foi um teste legal. Podíamos ter feito melhor, mas acontece, a ansiedade atrapalhou um pouco em alguns momentos”, contou um dos brasileiros que atuam na NBA, Leandrinho. “O Brasil fez um jogo muito duro, foi realmente um bom teste”, concordou o armador adversário, Chris Paul.

Até estrear na Olimpíada, dia 29 de julho, contra a Austrália, o Brasil ainda faz dois amistosos. No sábado que vem, joga diante da França. Depois, no dia seguinte, a adversária é exatamente a Austrália.

FEMININO – Entre as meninas, os Estados Unidos foram superiores durante toda a partida e venceram pelo placar de 99×67. A cestinha da partida, no entanto, foi a brasileira Karla, que, depois de sair do banco de reservas, pontuou 19 vezes.



Postado por Elias Roma Neto no blog Cestinha JC

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Seleção sub-18 masculina disputa Nike Global Challenge

Foto: Diego Evangelista/Divulgação CBB

Washington D.C. / EUA - O técnico André Germano e o assistente Jeferson Teixeira convocaram a Seleção Brasileira Sub-18 Masculina, que vai defender o país nas disputas do Nike Global Challenge. Os jogos serão realizados entre os dias 13 e 15 de julho, em Washington D.C., nos Estados Unidos. 

Além dos 12 atletas do Brasil, que embarcaram nesta quarta-feira (11/07), o torneio terá a presença das seleções do Canadá, China, Porto Rico, Lituânia, e três seleções dos Estados Unidos. As seleções americanas estão compostas com os 30 melhores jogadores da High School, que representarão as equipes das regiões Leste, Centro-Oeste e Oeste.

O primeiro treino dos brasileiros em solo americano acontece nesta quinta-feira (12/07), e no dia seguinte o Brasil enfrenta o Canadá. O segundo jogo será contra a China, no sábado (14/07). 

Em junho, a seleção sub-18 conquistou a medalha prata na Copa América da categoria, além da vaga no Mundial Sub-19 em 2013. André Germano substitui o técnico Demétrius Ferracciú, que está como assistente técnico de Rubén Magnano, na Seleção Brasileira Adulta que se prepara para as Olimpíadas de Londres. Germano falou sobre a expectativa do Torneio.

“Vamos tentar manter o mesmo rendimento da Copa América. Nosso reencontro com o Canadá será perigoso. Nós já vencemos eles, mas será preciso observar e estudar o jeito como eles entrarão em quadra. É um time que joga individualmente, além de muito atlético. O contra-ataque é um ponto forte que precisamos tomar cuidado. Sobre a equipe chinesa não temos muitas informações, mas pelo que já vi são muito disciplinados taticamente”, analisou.

André também frisou os benefícios, principalmente, para os mais jovens que irão adquirir sua primeira experiência internacional visando as disputas do Campeonato Mundial sub-19 da República Tcheca. A seleção que viaja para os Estados Unidos não é a mesma que defendeu o Brasil em São Sebastião do Paraíso (MG).

“Estou levando alguns jogadores mais jovens que estão se destacando recentemente. Vou usá-los para acrescentar experiência e testar o nível técnico de cada um. Vamos entrar em quadra com muita intensidade, isso é fundamental”, afirmou Germano.

Entre os jogadores convocados está Arthur Pecos, que representou o Brasil na Copa América Sub-18. O atleta do Palmeiras (SP) não vê a hora de jogar em solo americano. 

“Estou ansioso com os jogos, é muito importante esse tipo de experiência para o Brasil. As minhas expectativas são sempre as melhores, e espero que a gente consiga bons resultados, além de realizarmos bons jogos. Fiquei muito feliz com mais essa convocação, e pela oportunidade de mais uma vez brigar por essa camisa tão querida”, destacou o jogador.


Seleção Brasileira Sub-18 Masculina
NOME - POSIÇÃO - IDADE - ALTURA - CLUBE – UF
Arthur Pecos Fernandes Da Silva - Armador - 17 - 1,82m - S. E. Palmeiras - SP – SP
Deryk Evandro Ramos - Armador - 17 - 1,85m - Associação Limeirense Basquete - SP 
Lucas Marciel Rosa Faria - Ala/Armador - 17 - 1,86m - Franca Basquetebol Clube – SP – SP
Danilo Fuzaro Siqueira - Ala - 18 - 1,89m - Ruvo – Itália – MG
Dimitri Chatzicharalambous Souza – Ala – 17 – 1,97m - Siena Menssana Basket – Italia – SP
Guilherme Martins Verardo - Ala - 17 - 1,93m - Esporte Clube Pinheiros - SP - SP
Leonardo Demétrio - Ala/Pivô - 18 - 2,04m - Minas Tênis Clube – MG - PR
Daniel Pinho Severo – Pivô – 18 – 2,03m – Esporte Clube Pinheiros – SP – SP 
Eduardo Campos Sommer - Pivô - 17 - 2,04m - Associação Limeirense Basquete -SP 
Lucas Dias Silva - Pivô - 16 - 2,03m - Esporte Clube Pinheiros - SP – SP
Humberto Luis Gomes Da Silva - Ala – 16 – 1,95m - Esporte Clube Pinheiros - SP – SP
Leandro Nogueira Amador – Armador – 15 – 1,90m - Modesto Christian School – USA - SP

COMISSÃO TÉCNICA
Técnico: André Germano Vieira da Silva
Assistente Técnico: Jeferson Louis Teixeira

PROGRAMAÇÃO
12 de julho - Chegada e treino - Washington
13 a 15 de julho - Jogos - Washington
16 de julho - Retorno 
17 de julho – Chegada - Aeroporto de Guarulhos

JOGOS
- Sexta-feira (13 de julho) 
Local: Episcopal High School
Lituânia x Porto Rico; EUA Oeste x EUA Centro-Oeste; Brasil x Canadá; EUA Leste x China; EUA Centro-Oeste x Lituânia; e Porto Rico x EUA Oeste.

Sábado (14 de julho)
Local: Episcopal High School
Brasil x China; Canadá x EUA Leste; Lituânia x EUA Oeste; Porto Rico x EUA Centro-Oeste; EUA Leste x Brasil; e China x Canadá.

Domingo (15 de julho) 
Local: Washington D.C. Armory 
4º A x 4º B; 3ºA x 3º B; 2º A x 2º B; 1º A x 1º B (Campeão). 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Maurício de Nassau vence o 1° Turno do JUP's


A Maurício de Nassau venceu o Campeonato Universitário 212. O jogo da final aconteceu nesse fim de semana, no Sport Clube do Recife. O time que ficou com a medalha de prata foi o da FASE. 

O jogo foi bastante disputado, mas no final, quem levou a melhor foi a equipe da casa. Os pontos foram marcados com dificuldade e tudo terminou em 49x38. Ambos os times estavam preparados para enfrentar uma disputa acirrada.