quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Federação Pernambucana apresenta o Troféu Nilton Agra

A Federação de Basquete de Pernambuco apresentou na última semana os novos troféus do Campeonato Pernambucano de 2012. O campeão do Campeonato Pernambucano adulto masculino e feminino receberá o Troféu Nilton Agra, em homenagem ao professor e primeiro árbitro do Norte-Nordeste a integrar o quadro da Federação Internacional de Basquete (FIBA). Ele esteve presente para participar do debate e mostrou gratidão pela referência.


Troféu Nilton Agra


Medalhas da competição


Luiz Moraes (Pezão), Nilton Agra e Magnano
O gestor da Federação Pernambucana de Basquete, Luiz Morais (Pezão), comentou sobre a enorme satisfação que é poder homenagear alguém como Agra: “Nilton Agra é uma lenda da arbitragem do basquete. Tenho orgulho de poder ver o seu trabalho e ter tido a honra de conhecê-lo. Honra ainda maior de estar tendo a oportunidade de homenageá-lo.” Segundo o gestor o legado e exemplo de Nilton para a história do basquete não é apenas para Pernambuco, mas também para o mundo. “É difícil encontrar alguém com tanto amor, dedicação e empenho com o esporte. Ele passou por dificuldades na vida, mas muito batalhador ele conseguiu superar tudo pelo amor ao basquete. Ele tinha o mesmo empenho por eventos internacionais, nacionais ou locais. Símbolo de arbitragem. Muitos procuram se espelhar em pessoas de fora, nós temos um belo exemplo aqui perto de nós e muitas vezes não damos o devido valor”, declarou Luiz.

Mônica dos Anjos
A professora e técnica do time de Basquete da FASE, Mônica dos Anjos, comentou sobra a importância de Nilton para a história do basquete. “Falar de Nilton Agra é falar de uma pessoa muito especial pra nosso basquete. Ele é um ícone, uma pessoa que sempre tentou fazer o melhor pelo basquete e arbitragem do estado.” A técnica comenta que sempre se sente motivada ao ouvir Nilton, e que o ex-árbitro é pessoa muito  entusiasmada com o basquete. “Cheguei a ver Agra jogando na seleção. Ele sempre esteve muito empenhado com o esporte. Acho super merecida essa homenagem”, declarou Mônica.


Rildo Accioly
Já Rildo Accioly, técnico do Sport Clube do Recife tem muitas lembranças do homenageado. “Quando comecei no basquete ele já era árbitro, uma autoridade. Sempre que viajávamos as pessoas falavam muito de Nilton Agra e Marlúcio Ferreira. Depois coincidiu dele ser professor na mesma faculdade que eu estudava (UPE) e de surgir a oportunidade de jogar com o filho dele, Eduardo Agra, no Clube Português do Recife.” Rildo contou que muitas vezes teve o prazer de disputar partidas arbitradas por Agra. “Ele é uma pessoa muito séria, um exemplo de profissional. Tanto com professor, quanto como árbitro, ele é muito respeitado”, concluiu o técnico.


Luma Lima

Um comentário:

  1. Cade a classificação do campeonato, relatório com com os resultados. Essas informações também fazem parte do campeonato!!

    ResponderExcluir